Crônica da Belly | Dia internacional da Mulher

 

IMG_0779

 

Olá pessoal,

O post de hoje é bem diferente dos outros. Venho aqui falar sobre um assunto importante que tivemos essa semana, o dia internacional da mulher! Mas, você sabe a história e o motivo da comemoração desse dia? Então aqui vai um pouco sobre essa historia!

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Foi um processo de muitas lutas e conquistas que mulheres guerreiras conseguiram, para que hoje tivéssemos mais direito e igualdade! Porém, é uma luta diária, que ainda não foi conquistada por completo, mas se nos unirmos, poderemos conquistar tudo!

Então homens, façam também a parte de vocês! Respeitem, se importem se alguma mulher próxima a você se sentir ofendida,oprimida, pois só assim poderemos diminuir os números de violência sexual,física ou verbal contra as mulheres!

Por hoje é isso pessoal, o post de hoje foi para chamar atenção sobre esse assunto que é bastante importante ser discutido! E lembrem-se, a luta pelo direito das mulheres é diária e devemos sempre tentar conquista-lá mais e mais! Beijos

Isabelly

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s